segunda-feira, 27 de julho de 2009

6ª EDIÇÃO: Música cubana na teoria e na prática


Um debate ilustrado com fotos, músicas e vídeos sobre a história da música cubana aguarda você na sexta edição do Chama o Raul!. Como sempre, o evento é domingo, a partir das 18h. O palestrante cubano Pedro Bandera não conhece o Rio e vem de São Paulo, onde mora, exclusivamente para a mostra. Foi professor de história da música cubana da Escola Nacional de Artes de Havana e promete falar sobre música bantu, yoruba, santeria, rumba, el son, salsa, danzón, chachachá e mambo.



Durante a programação, que vai até 22h, Pedro se arrisca ainda como DJ. A festa também fica por conta do quinteto Los Papitos, que agita o evento com boleros, danzóns, sons, guajiras e rumbas. O grupo faz uma releitura de clássicos da música cubana, combinando instrumentos de corda aos tradicionais timbales e tumbadoras. A banda é formada por Adriano Sampaio (tumbadoras e xequerê), Cezinha (bongô e campana), João Costa(timbales), Pedro Chistiano (contrabaixo) e Marcos Moletta (rabeca e guitarra de 12 cordas). O repertório conta com músicas de Arsênio Rodriguez, Ernesto Lecuona, Israel Lopez e Rafael Hernandez, entre outros.


No fim do ano, o Chama o Raul! traz Pedro Bandera de volta à cidade para ministrar um curso de uma semana sobre a influência das culturas africanas, os ritmos cubanos tradicionais e a música contemporânea da ilha. No domingo, ele vai dar uma prévia do que vem por aí. As inscrições já estão abertas pelo e-mail mostracubana@gmail.com.

Livraria Largo das Letras. Largo dos Guimarães, s/n, Santa Teresa — 2221-8992. Dom, dia 2, às 18h. Livre. De graça.

Um comentário:

  1. PARA OS LOS PAPITOS PARA SANTA TERESA PARA A LIVRARIA LARGO DAS LETRAS E FUNDAMENTALMENTE PARA PEDRO BANDERA AS MELHORES RUMBAS A MAIOR PARTICIPAÇÃO PÚBLICA E O MELHOR E MAIOR CONHECIMENTO DA MUSICA CUBANA.

    DAQUI DE PORTUGAL UM ABRAÇO PARA TODOS E A CONTINUIDADE DE MAIS SUCESSOS.

    ResponderExcluir