terça-feira, 9 de junho de 2009

CHAMA O RAUL! 4

A 4a edição do Chama o Raul! acontece no dia do aniversário de Ernesto Guevara, 14 de junho, a partir das 18h. Para celebrar a data, a Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil oferece aos companheiros um "Che-bolo", decorado com o rosto do revolucionário. Em homenagem, o evento começa com uma palestra da cubana María del Carmen Ariet, coordenadora científica do Centro de Estudos do Che Guevara, em Havana. Na seqüência, quatro fotógrafos mostram seus cliques e contam experiências no registro da Ilha. São eles:

O fotojornalista Carlo Wrede, hoje do jornal O Dia e com passagens pelos diários O Globo e Jornal do Brasil. Ele exibe um trabalho autoral, fruto de uma viagem em 1993, quando passou um mês em Havana.

Ricardo Fasanello, que em 1998 foi still (responsável por fotografar cenas de um filme) do longa "Estorvo", de Ruy Guerra, parcialmente rodado em Cuba. Fasanello começou a carreira no Jornal do Brasil, morou em Nova York e na Europa. De volta ao Brasil, fundou a agência de fotografia Strana, produzindo registros para revistas estrangeiras e nacionais, com destaque para as publicações da Editora Abril. Trabalhou ainda na agência francesa Gamma e, nos últimos anos, se dedica à publicidade e a trabalhos artísticos.

A socióloga Jamile Abdallah, formada pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em fotografia. Atualmente, ela trabalha com publicidade e vive em São Paulo, onde organizou a exposição "Sob o sol do Caribe", com registros de sua viagem a Cuba.

O fotógrafo Philippe Machado, pós-graduado em fotografia pela Universidade Candido Mendes. Ele produziu a exposição World Press Photo 2006, que aconteceu no MAM. Já realizou diversas exposições, como "Passarela da Rua" e "Cuba ao Cubo", no Espaço Santa Cecília. É dono da editora Terra Postais, especializada em cartões postais do Rio de Janeiro, e da Livraria Dona Laura, localizada na Casa de Cultura Laura Alvim.

Quem agita a noite é a banda Salsa Klave, que mescla a salsa à música tradicional cubana. O grupo é formado pelo cubano Sergio Jerez (voz, percussão e violão), pelo panamenho Agustín Flores (percussão e voz) e pelos brasileiros Cláudio Leandro (trompete), Florindo Medeiros (trombone), Gustavo Quintela (teclados), José Abreu (baixo) e Cesar Brunet (percussão). Salsa Klave foi fundada em 2001 e de lá para cá tocou em eventos latinos na Escola de Música Villa-Lobos, no Centro Cultural dos Arcos da Lapa, no Centro Cultural Carioca, na Casa de Espanha, na Modern Sound, na Estudantina, no Parada da Lapa (Fundição Progresso) e em Búzios.

2 comentários:

  1. Estive lá e achei ótimo! Poesia, conversas, exibição de fotos... e a música irresistível.
    Estou postando um texto a respeito no meu blog.
    Até a próxima edição!
    abçs.

    ResponderExcluir
  2. que bom que gostou!
    volte sempre! e, claro, não se esqueça de chamar o Raul!

    ResponderExcluir