Se você perdeu a última, chegou sua hora. A segunda mostra de arte cubana é agora, dia 5, a partir das 18h. Conta com show de René Ferrer e curtas-metragens de ex-alunos da "Escuela Internacional de Cine Y TV San Antonio de los Baños", que vão estar presente para debate. A atriz Juliana Souza vai declamar poemas cubanos ao longo da noite, que será embalada por mojitos. Vai chamar o Raul?
Livraria Largo das Letras: Largo dos Guimarães s/n, Santa Teresa — 2221-8992. Dom, às 18h. Livre. Grátis.
SESSÃO DE FILMES, SEGUIDA DE DEBATE COM DIRETORES
- "Desvario", documentário, 16 minutos, 2005, de Júlia Mariano, que estudou direção de documentário por dois anos na Escuela Internacional de Cine y Televisión, em Cuba.
- "Sueños en un paraíso abajo de las estrellas", documentário, 20 min, 2004, de Jocemir Ferreira, que passou seis meses na Escuela Internacional de Cine y Television, em Cuba. O filme mostra a luta e o desejo das meninas que sonham dançar em um dos maiores cabarés de Cuba, o Tropicana. Ao voltar de Cuba, Jocemir montou o projeto "Luz, Câmera, Ação e Esperança na Vida", em Acari. Desde agosto de 2007, a iniciativa oferece aulas de cinema grátis para crianças do bairro e arredores.
- Curtas de ficção com duração média de 10 min.
POESIA
Juliana Souza, 27 anos, atriz dos grupos teatrais Tá na Rua e Tupi Nagô, também faz parte do Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE. Atualmente faz o curso de direção de cinema na Escola Darcy Ribeiro. Vai recitar poemas de Nicolás Guillén e José Martí.
SHOW
René Ferrer faz um som que mistura música contemporânea com música tradicional cubana. Vai se apresentar ao lado dos músicos brasileiros Claudio Andrades (teclado) e Cesinha (percussão).
Tem alguma história legal sobre Cuba? Fotos, filmes, acervos musicais? Participe! Escreva para mostracubana@gmail.com.
terça-feira, 31 de março de 2009
quinta-feira, 12 de março de 2009
Pílula histórica: Emenda Platt

domingo, 8 de março de 2009
René Ferrer
Está confirmado! René Ferrer vai tocar na Domingueira. O cantor, compositor e percussionista cubano faz um som influenciado pela nova trova cubana e pela música brasileira.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro
Ontem estivemos lá, numa reunião com o Cônsul Geral da República de Cuba, Carlos Trejo Sosa. Os temas em pauta eram a arrecadação de dinheiro para ajudar vítimas dos furacões em Cuba e a realização do XXVIII Congresso da Associação de Estudos Latino-Americanos, que acontece no Rio, de 11 a 14 de junho. Falou-se sobre as dificuldades que os cubanos enfrentam para participar de um encontro como este e como ajudá-los. Falou-se sobre a necessidade de se trocar informações políticas, sociais, econômicas e culturais. Nos apresentamos e fomos bem recebidas. Amanhã, juntos, já providenciaremos a vinda de vídeos históricos do consulado (em São Paulo) para a Mostra.
A Associação Cultural José Martí fica na Avenida 13 de Maio 23, Salas 1624 /1624.
segunda-feira, 2 de março de 2009
"Último?"
Em Havana, não se faz fila, como entendemos. As pessoas simplesmente ficam reunidas próximas à entrada de um comércio ou num ponto de ônibus. Todos que chegam perguntam: "Último?" E assim memorizam depois de quem devem seguir.
Nós aqui seguiremos a partir disso:
Noemi Crosas
Exposição de telas do artistas plástico cubano José Eduardo Martín Yanes
Nós aqui seguiremos a partir disso:
Palestra de Noemi Crosas
Cena de curta projetado sobre programa de alfabetização cubano de 1961
Show de Alberto Pijuan e Rodolfo de Athayde (à direita)
Seguidores
Veja mais fotos em http://picasaweb.google.com.br/ludmilacuri/MostraCubana#
Volte sempre!
Próximo!
A próxima edição da Mostra Cubana vai promover um debate sobre a "Escuela Internacional de Cine Y TV San Antonio de los Baños", que ao longo de 23 anos contribuiu de forma única para a formação de profissionais e para a realização de projetos dentro e fora de Cuba. Desde sempre, presidida pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez.
Na mesa, Jocemir Ferreira, que hoje divide os conhecimentos adquiridos na escola cubana com crianças e adolescentes de Acari.
Todos os ex-alunos são bem-vindos, assim como seus filmes, que podem ganhar a tela desta edição. Mais convidados ainda serão confirmados.
E não esqueça, contribua com o evento exibindo seu acervo de arte cubana (música, filme, vídeo, fotos, áudios, cartazes). Entre em contato!
mostracubana@gmail.com
Na mesa, Jocemir Ferreira, que hoje divide os conhecimentos adquiridos na escola cubana com crianças e adolescentes de Acari.
Todos os ex-alunos são bem-vindos, assim como seus filmes, que podem ganhar a tela desta edição. Mais convidados ainda serão confirmados.
E não esqueça, contribua com o evento exibindo seu acervo de arte cubana (música, filme, vídeo, fotos, áudios, cartazes). Entre em contato!
mostracubana@gmail.com
Marcadores:
alunos,
cuba,
escola de cinema,
experiências
Assinar:
Postagens (Atom)